Sete Minutos Depois da Meia-Noite lidera indicações ao Goya, o Oscar espanhol

A organização dos prêmios Goya, considerado o Oscar do cinema espanhol, divulgou seus indicados a melhores do ano. E uma coprodução hollywoodiana disparou na frente. A fantasia “Sete Minutos Depois da Meia-Noite”, […]

A organização dos prêmios Goya, considerado o Oscar do cinema espanhol, divulgou seus indicados a melhores do ano. E uma coprodução hollywoodiana disparou na frente. A fantasia “Sete Minutos Depois da Meia-Noite”, dirigida por Juan Antonio Bayona, mas falada em inglês, escrita por um americano e estrelada por atores britânicos, lidera em indicações, concorrendo em 12 categorias.

Bayona já venceu dois prêmios Goya, como Melhor Diretor Estreante por seu primeiro filme, o terror “O Orfanato” (2007), e o de Melhor Diretor pelo drama de desastre “O Impossível (2012). Em “Sete Minutos Depois da Meia-Noite”, ele conta a história de um menino (Lewis MacDougall) que enfrenta a doença da mãe (Felicity Jones) com sua imaginação e a ajuda de um monstro (Liam Neeson). Sigourney Weaver é a única americana do elenco e concorre, pelo papel da vovó, ao Goya de Melhor Atriz Coadjuvante.

O principal concorrente da superprodução de Bayona é um drama indie, “Tarde Para la Ira”, de Raúl Arévalo. Mesmo sendo o único longa na disputa de Melhor Filme que não tem financiamento das grandes redes de TV do país, conseguiu 11 indicações, uma façanha para Arévalo, que estreia como diretor após 15 anos trabalhando como ator de cinema. Ele já venceu o Goya como Melhor Ator Coadjuvante por “Gordos” (2009) e foi indicado outras quatro vezes – a mais recente pelo ótimo suspense “Pecados Antigos, Longas Sombras” (2014).

A lista também inclui “Julieta”, de Pedro Almodóvar, que obteve sete indicações. Apesar de ter passado em branco no Festival de Cannes, o longa de Almodóvar é o candidato espanhol a uma vaga no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Entre as curiosidades, o boicote ao filme “La Reina de España”, de Fernando Trueba – porque o diretor disse, em entrevista, que não se sentia espanhol – não impediu que Penélope Cruz fosse indicada como Melhor Atriz, nem a temática fetichista da comédia sexual “Kiki – Os Segredos do Desejo” – ou o fato de ser remake de um filme australiano – intimidou a Academia Espanhola a lhe conceder quatro indicações.

Para completar, mais uma vez o Brasil ficou de fora da premiação, que selecionou filmes da Venezuela, Colômbia, Argentina e México na categoria de Melhor Filme Ibero-Americano.

A cerimônia do Goya será realizada no dia 4 de fevereiro. Confira abaixo a lista com alguns dos principais indicados.

Indicados ao prêmio Goya 2016

Melhor Filme
“El Hombre de Las Mil Caras”, de Alberto Rodríguez
“Julieta”, de Pedro Almodóvar
“Que Dios nos Perdone”, de Rodrigo Sorogoyen
“Tarde Para la Ira”, de Raúl Arévalo
“Sete Minutos Depois da Meia-Noite”, de Juan Antonio Bayona

Melhor Direção
Alberto Rodríguez, por “El Hombre de Las Mil Caras”
Pedro Almodóvar, por “Julieta”
Rodrigo Sorogoyen, por “Que Dios nos Perdone”
J.A. Bayona, por “Sete Minutos Depois da Meia-Noite”

Melhor Diretor Estreante
Salvador Calvo, por “1898. Los Últimos de Filipinas”
Maro Crehuet, por “El Rey Tuerto”
Nely Reguera, por “María (Y los Demás)”
Raúl Arévalo, por “Tarde para la Ira”

Melhor Ator
Eduard Fernández, por “El Hombre de Las Mil Caras”
Roberto Álamo por “Que Dios nos Perdone”
Antonio de la Torre, por “Tarde para La Ira”
Luis Callejo, por “Tarde para La Ira”

Melhor Atriz
Emma Suárez, por “Julieta”
Carmen Machi, por “La Puerta Abierta”
Penélope Cruz, por “La Reina de España”
Bárbara Lennie, por “María (Y los Demás)”

Melhor Ator Coadjuvante
Karra Elejalde, por “100 metros”
Javier Gutiérrez, por “El Olivo”
Javier Pereira, por “Que Dios nos Perdone”
Manolo Solo, por “Tarde para la Ira”

Melhor Atriz Coadjuvante
Candela Peña, por “Kiki – Os Segredos do Desejo”
Emma Suárez, por “La Próxima Piel”
Terele Pávez, por “La Puerta Abierta”
Sigourney Weaver, por “Sete Minutos Depois da Meia-Noite”

Melhor Ator Revelação
Ricardo Gómez, por “1898. Los Últimos de Filipinas”
Rodrigo de la Serna, por “Cien Años de Perdón”
Carlos Santos, por “El Hombre de Las Mil Caras”
Raúl Jiménez, por “Tarde para la Ira”

Melhor Atriz Revelação
Silvia Pérez Cruz, por “Cerca de tu Casa”
Ánna Castillo, por “El Olivo”
Belén Cuesta, por “Kiki – Os Segredos do Desejo”
Ruth Díaz, por “Tarde para la Ira”

Melhor Roteiro Original
Jorge Guerricaechevarría, por “Cien Años de Perdón”
Paul Laverty, por “El Olivo”
Isabel Peña e Rodrigo Sorogoyen, por “Que Dios nos Perdone”
David Pulido e Raúl Arévalo, por “Tarde para la Ira”

Melhor Roteiro Adaptado
Alberto Rodríguez e Rafael Cobos, por “El Hombre de Las Mil Caras”
Pedro Almodóvar, por “Julieta”
Fernando Pérez e Paco León, por “Kiki – Os Segredos do Desejo”
Patrick Ness, por “Sete Minutos Depois da Meia-Noite”

Melhor Direção de fotografia
Alex Catalán, por “1898. Los Últimos de Filipinas”
José Luis Alcaine, por “La reina de España”
Arnau Valls Colomer, por “Tarde para la Ira”
Óscar Faura, por “Sete Minutos Depois da Meia-Noite”

Melhor Trilha Sonora Original
Julio de la Rosa, por “El Hombre de Las Mil Caras”
Pascal Gaigne, por “El Olivo”
Alberto Iglesias, por “Julieta”
Fernando Velázquez, por “Sete Minutos Depois da Meia-Noite”

Melhor Canção Original
“Descubriendo India”, de Luis Ivars, em “Bollywood Made in Spain”
“Ai, ai, ai”, de Silvia Pérez Cruz, em “Cerca de Tu Casa”
“Muerte”, de Zeltia Montes, em “Frágil Equilibrio”
“Kiki”, Mr.Kí feat Nita de Alejandro Acosta, Cristina Manjón, David Borras Paronella, Marc Peña Rius e Paco León, em “Kiki – Os Segredos do Desejo”

Melhor Animação
“Ozzy”
“Psiconautas, los Niños Olvidados”
“Teresa eta Galtzagorri”

Melhor Filme Iberoamericano
“Anna”, de Jacques Toulemonde Vidal
“De Longe te Observo”, de Lorenzo Vigas
“El Ciudadano Ilustre”, de Gastón Duprat e Mariano Cohn
“Las Elegidas”, de David Pablos

Melhor Filme Europeu
“O Mestre dos Gênios”, de Michael Grandage
“O Filho de Saúl”, de László Nemes
“Elle”, de Paul Verhoeven
“Eu, Daniel Blake”, de Ken Loach