Primeiras reações declaram Rogue One o melhor filme da franquia Star Wars

A força despertou novamente. A pré-estreia mundial de “Rogue One: Uma História Star Wars” enlouqueceu os fãs de cinema de Los Angeles e não apenas pela presença de Darth Vader e Storm […]

Divulgação/Lucasfilm

A força despertou novamente. A pré-estreia mundial de “Rogue One: Uma História Star Wars” enlouqueceu os fãs de cinema de Los Angeles e não apenas pela presença de Darth Vader e Storm Troopers no tapete vermelho. Após sua primeira projeção para o público (com 2 horas e 18 minutos de duração), o filme recebeu com longos aplausos e elogios rasgados.

A maioria da plateia era formada por críticos, e o comentário mais comum foi que “Rogue One” resgata o clima da trilogia original, iniciada em 1977 com o filme antigamente conhecido como “Guerra nas Estrelas”. Alguns mais exaltados foram ao Twitter dize que se trata do melhor filme do universo Star Wars.

Um dos mais empolgados, o humorista norte-americano Dane Cook tirou foto com Darth Vader e disse que não via a hora de assistir novamente ao filme. “Este pode ser o melhor filme de Star Wars!!”, escreveu nas redes sociais.

Mas os elogios não vieram apenas de quem buscava atenção. Até o sóbrio crítico da revista The Hollywood Reporter, Scott Feinberg, parabenizou a Disney e a LucasFilm para afirmar que o filme é excelente. “Pessoas ao meu redor diziam que é até melhor que ‘Star Wars: O Despertar da Força'”, ele apontou.

Geek assumido, o diretor e ator Kevin Smith foi além: “Holy Sith! ‘Rogue One’ é inacreditavelmente maravilhoso. Não é mentira: é como um ‘Império Contra Ataca’ ótimo. Um excelente capítulo no universo ‘Star Wars’.”

“A última vez que eu amei um filme ‘Star Wars’ tanto quanto amei ‘Rogue One’ foi em 1977”, postou o ator Wil Wheaton, até hoje lembrado por seu papel na série “Star Trek: The Next Generation”, nos anos 1980.

A recepção calorosa certamente deixou a Disney aliviada. Afinal, o longa foi assolado por rumores de problemas de bastidores, refilmagens e consertos na pós-produção. Segundo boato espalhado pela coluna Page Six, do jornal The New York Post, os executivos da Disney teriam ficando insatisfeitos com o primeiro corte do diretor Gareth Edwards (“Godzilla”), o que teria levado a refilmagens.

Segundo o Hollywood Reporter, o diretor e roteirista Tony Gilroy (“O Legado Bourne”) reescreveu o roteiro e dirigiu boa parte do filme, além de ter compartilhado o comando de toda a sua edição. Ele não ganhará créditos pelo trabalho, mas em compensação teria recebido US$ 5 milhões – mais que Edwards originalmente recebeu como diretor oficial.

“Rogue One: Uma História de Star Wars” acompanha um grupo rebelde numa missão para roubar os planos da Estrela da Morte, a nova arma de destruição planetária do Império, situação sua trama como prólogo de “Guerra nas Estrelas” (1977).

No elenco estão Felicity Jones (“A Garota Dinamarquesa”), Diego Luna (“Elysium”), Forest Whitaker (“O Mordomo da Casa Branca”), Ben Mendelsohn (“O Lugar Onde Tudo Termina”), Riz Ahmed (“O Abutre”), Donnie Yen (“O Grande Mestre”), Jiang Wen (“Guerreiros do Céu e da Terra”), Mads Mikkelsen (série “Hannibal”) e a voz de James Earl Jones, que novamente dublará Darth Vader, como na trilogia clássica.

A estreia acontece na quinta, 15 de dezembro, no Brasil e os ingressos já estão à venda.