Paul Verhoeven vai presidir o júri do Festival de Berlim de 2017

O cineasta holandês Paul Verhoeven, que voltou a causar sensação com um dos filmes mais falados do ano, “Elle”, foi escolhido para presidir o júri do Festival de Berlim. “Com Paul Verhoeven […]

O cineasta holandês Paul Verhoeven, que voltou a causar sensação com um dos filmes mais falados do ano, “Elle”, foi escolhido para presidir o júri do Festival de Berlim.

“Com Paul Verhoeven como presidente do juri, temos um cineasta que trabalhou com diversos gêneros na Europa e em Hollywood. Sua audácia criativa, multifacetada e sua disposição para experimentar refletem-se no espectro de suas obras “, disse Dieter Kosslick, diretor da Berlinale, em comunicado.

Verhoeven foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1974 por seu thriller erótico “Turkish Delight”. Em Hollywood, ele dirigiu três sci-fi que se tornaram cultuadas: “RoboCop” (1987), “O Vingador do Futuro” (1990) e “Tropas Estelares” (1997), além do escandaloso thriller sexual “Instinto Selvagem” (1992), que transformou Sharon Stone em sex symbol.

Afastado de Hollywood durante todo o século 21, ele voltou a filmar na Europa, e antes da consagração de “Elle” fez o excelente filme de guerra holandês “A Espiã” (2006), que cutucou feridas do país e ainda ajudou a projetar internacionalmente a atriz Carice van Houten, atualmente na série “Game of Thrones”.

Como presidente de júri, ele terá a chance de mostrar a George Miller, responsável pelo júri que ignorou “Elle” no Festival de Cannes deste ano, como se pode premiar os melhores filmes de um festival e não os piores.

A próxima edição do Festival de Berlim está marcada para acontecer de 9 a 19 de fevereiro.