Gal Gadot reclama dos protestos contra Mulher Maravilha como Embaixadora da ONU

A atriz Gal Gadot afirmou não entender a polêmica envolvendo a escolha da Mulher Maravilha como Embaixadora Honorária da ONU. “Há tantas coisas horríveis acontecendo no mundo e é contra isso que […]

A atriz Gal Gadot afirmou não entender a polêmica envolvendo a escolha da Mulher Maravilha como Embaixadora Honorária da ONU.

“Há tantas coisas horríveis acontecendo no mundo e é contra isso que você está protestando?”, ela comentou, em entrevista à revista americana Time. “Quando as pessoas argumentam que a Mulher Maravilha deveria se cobrir, eu não entendo… Dizem que ‘se ela é inteligente e forte, não pode ser sexy também’. Isso não é justo. Por que ela não pode ser todas essas coisas?”, questionou a atriz.

Vale observar que a própria Gadot é um exemplo disso. Neta de sobreviventes do Holocausto, ela foi eleita Miss Israel e competiu no concurso de beleza Miss Universo em 2004, e logo depois disso serviu nas Forças de Defesa de Israel por dois anos – o serviço militar é obrigatório para cidadãos de Israel, independente do sexo. Ela ainda cursou a faculdade de Direito, antes de ser descoberta por um diretor de casting que a escalou na franquia “Velozes e Furiosos”. Então: bonita (confere), forte (confere) e inteligente (confere)…

Os protestos em relação à nomeação da Mulher Maravilha como Embaixadora da ONU iniciaram durante a própria cerimônia, quando dezenas de funcionárias da ONU se manifestaram em reprovação, diante de Diane Nelson, presidente da DC Entertainment, a Mulher Maravilha do cinema Gal Gadot e a intérprete da heroína na série dos anos 1970 Lynda Carter.

Desde então, uma petição contra a escolha reuniu 45 mil assinaturas, exigindo sua demissão. A razão, segundo o texto, é que, “embora os criadores possam ter pretendido criar uma mulher guerreira e independente, a realidade é que hoje a personagem foi reduzida a uma mulher branca, de seios enormes e proporções impossíveis, espremida num maiô minúsculo”.

A ONU anunciou que a participação da Mulher Maravilha seria usada numa campanha para criar conscientização para a Meta 5 de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que prevê que igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres é uma parte essencial na criação de um mundo pacífico e próspero. Dois meses depois, a ONU decidiu revogar o título da heroína.

O filme solo da Mulher Maravilha tem estreia marcada para 1º de junho, com Gal Gadot e Chris Pine no elenco, e a personagem também estará em “Liga da Justiça”, que estreia em novembro.