Festival de Berlim anuncia primeiros filmes de sua edição de 2017

A organização do Festival de Berlim anunciou a primeira leva de filmes de sua 67ª edição, destacando a mostra principal: a competição do Urso de Ouro. E o cinema brasileiro ficou de […]

A organização do Festival de Berlim anunciou a primeira leva de filmes de sua 67ª edição, destacando a mostra principal: a competição do Urso de Ouro. E o cinema brasileiro ficou de fora da seleção.

Até agora, dez títulos foram selecionadas para a disputa. E pelo menos a língua portuguesa se fará ouvir por meio de “Colo”, novo filme da portuguesa Teresa Villaverde (de “Transe”). Ele vai concorrer com produções do Chile, da Hungria, da Romênia, da Polônia, da Finlândia, do Senegal, do Reino Unido e dos EUA.

O representante latino é “Una Mujer Fantástica” (foto acima), do chileno Sebastián Lelio (do premiadíssimo “Gloria”), enquanto o exemplar de Hollywood é “The Dinner”, escrito e dirigido por Oren Moverman e estrelado por Richard Gere. Trata-se do segundo filme consecutivo da dupla, após o drama de sem-teto “O Encontro”, de 2014.

Há ainda novos filmes de dois mestres do cinema europeu na relação: a polonesa Agnieszka Holland (“Filhos da Guerra”) e o finlandês Aki Kaurismäki (“O Porto”).

Como parte da programação oficial, o festival também apresenta sessões especiais de filmes já lançados em seus países de origem, mas inéditos na Alemanha, documentários e formatos especiais. Até o momento, quatro produções foram incluídas nas sessões fora de competição. Entre eles, “La Reina de España”, de Fernando Trueba (“A Dançarina e o Ladrão”), que sofreu boicote em seu país após o diretor dizer em uma entrevista que não se sentia espanhol e, mesmo assim, rendeu indicação à Penélope Cruz ao prêmio Goya (o Oscar espanhol). Há também uma minissérie dos anos 1970 do mestre alemão Rainer Werner Fassbinder (1945–1982).

A partir da semana que vem, serão divulgadas as atrações das mostras paralelas do festival (Panorama, Fórum e Fórum Doc).

O Festival de Berlim ocorrerá entre 9 e 19 de fevereiro de 2017 na capital da Alemanha.

Confira abaixo a lista completa.

Selecionados para o Festival de Berlim 2017

Mostra Competitiva

A Teströl és a Lélekröl (On Body and Soul, Hungria), de Ildiko Enyedi
Ana, mon amour (Romênia), de Călin Peter Netzer
Beuys (Alemanha), documentário de Andres Veiel
Colo (Portugal), de Teresa Villaverde
The Dinner (EUA), de Oren Moverman
Félicité (Senegal), de Alain Gomis
The Party (Reino Unido), de Sally Potter
Pokot (Spoor, Polônia), de Agnieszka Holland
Toivon Tuolla Puolen (The Other Side of Hope, Finlândia), de Aki Kaurismäki
Una Mujer Fantástica (Chile), de Sebastián Lelio

Seção Berlinale Special (fora de competição)

La Reina de España (The Queen of Spain, Espanha), de Fernando Trueba
Le Jeune Karl Marx (The Young Karl Marx, Alemanha), de Raoul Peck
Últimos Días en La Habana (Last Days in Havana, Cuba), de Fernando Pérez
Acht Stunden Sind Kein Tag (Eight Hours Don’t Make a Day, Alemanha Ocidental, minissérie de 1972), de Rainer Werner Fassbinder