Conheça as listas de melhores filmes e séries de 2016 do American Film Institute

Culminando uma tradição de todo o final de ano, o American Film Institute (AFI), uma das mais respeitadas instituições de arte dos EUA, responsável pela restauração de clássicos do cinema, divulgou sua […]

Culminando uma tradição de todo o final de ano, o American Film Institute (AFI), uma das mais respeitadas instituições de arte dos EUA, responsável pela restauração de clássicos do cinema, divulgou sua lista com os melhores filmes e séries lançados em 2016.

As listas não guardam posição, apenas citam 10 filmes e 10 séries que se destacaram mais, na opinião dos responsáveis pelo instituto – cineastas como Steven Spielberg, Edward Zwick e Jay Roach, atores como Halle Berry, Eva Longoria e Edward James Olmos, e produtores/power players como Shonda Rhimes, Kathleen Kennedy, Les Monvees e Ted Sarandos, entre outros.

Na seleção cinematográfica, destacam-se “La La Land”, “Moonlight” e “Manchester à Beira-Mar”, que já vem conquistando diversos prêmios, além da sci-fi “A Chegada”, o drama “Fences”, de Denzel Washington, “Até o Último Homem”, de Mel Gibson, “Silêncio”, de Martin Scorsese e “Sully – O Herói do Rio Hudson”, de Clint Eastwood. Há apenas uma animação na lista: “Zootopia”, da Disney.

Na lista de melhores séries, figuram duas das mais premiadas do ano, “Game of Thrones” e “The People v O.J. Simpson: American Crime Story”. Mas também houve espaço para cinco produções estreantes: os dramas “The Night Of”, “This Is Us”, “The Crown”, a comédia “Atlanta” e o hype de outro mundo “Stranger Things”.

Uma das produções de maior destaque do ano acabou ganhando uma menção especial, até pela dificuldade de caracterizá-la. Vencedor de diversos prêmios, o documentário “O.J.: Made in America” foi exibido como filme em festivais de cinema importantes e até estreou em circuito limitado, mas chegou ao grande público americano como uma minissérie de cinco partes na rede ABC.

Melhores de 2016 do American Film Institute

Filmes do Ano
“A Chegada”
“A Qualquer Custo”
“Até o Último Homem”
“Fences”
“La La Land – Cantando Estações”
“Manchester à Beira-Mar”
“Moonlight”
“Silêncio”
“Sully – O Herói do Rio Hudson”
“Zootopia”

Séries do Ano

“The Americans”
“Atlanta”
“Better Call Saul”
“The Crown”
“Game of Thrones”
“The Night Of”
“The People v O.J. Simpson: American Crime Story”
“Stranger Things”
“This Is Us”
“Veep”

Menção Especial
“O.J.: Made in America”