Star Wars: Episódio IX será rodado com filme de verdade e no formato gigante de 65mm

A produção do capítulo final da atual trilogia “Star Wars” será uma volta aos filmes de antigamente, realizada em câmeras de 65mm, similares às atualmente usadas para os cinemas IMAX, de 70mm […]

A produção do capítulo final da atual trilogia “Star Wars” será uma volta aos filmes de antigamente, realizada em câmeras de 65mm, similares às atualmente usadas para os cinemas IMAX, de 70mm (a diferença de 5mm é meramente de banda sonora). São imagens gigantes, como nos dias de “Ben-Hur”, o filme original que recebeu 11 Oscars em 1960. E, diferente dos longas atuais com cenas em IMAX, até a captação de imagem será analógica, registrada em filme de verdade – película de celuloide.

O anúncio foi feito pela fabricante de filmes Kodak, que firmou parceria com a LucasFilm, visando inaugurar uma instalação de processamento para filmes desse porte no Reino Unido.

Os filmes de 70mm foram febre entre as décadas de 1950 e 1960, quando as salas de cinema eram enormes e possuíam telas grandiosas. Com o advento das salas minúsculas dos multiplexes, que proliferaram na esteira da expansão mundial dos shopping centers, o formato caiu em desuso, revisitado apenas esporadicamente por cineastas que amam o cinema de antigamente, como Quentin Tarantino com seu recente “Os Oito Odiados”. Em compensação, a falta de outras opções permitiu o surgimento do circuito IMAX, voltado para filmes com projeção em tela maior, porém numa época de câmeras digitais.

Rian Johnson já queria rodar “Episódio VIII” em 65mm, mas a impossibilidade de processar o filme no Reino Unido atrasaria a produção, o que o levou a optar pelo 35mm usado por J.J. Abrams em “Star Wars: O Despertar da Força”.

“Rogue One: Uma História Star Wars”, por sua vez, foi feito com a versão digital dos 70mm, sendo rodado com câmeras Arri Alexa 65 com lentes Ultra Panavision 70.

Caberá a Colin Trevorrow a vantagem de filmar sua produção inteiramente em película, usando o que há de mais moderno na tecnologia atual para apresentar um filme com a glória dos velhos tempos, capaz de preencher uma tela de cinema de verdade.

“O filme está voltando aos cinemas”, disse Steven Overman, diretor de marketing e da divisão de filmes da Kodak, em comunicado sobre a produção. “A peculiaridade criativa e estética do filme de 65 milímetros ainda é muito superior à capacidade de captura digital, por isso, quando os cineastas mais exigentes querem criar um trabalho de grandeza memorável e qualidade visual duradoura, eles sabem que só verdadeiro filme é capaz de oferecer isso”.

“Star Wars – Episódio IX” tem previsão de lançamento para 24 de maio de 2019. Antes disso, o “Episódio VIII” chegará aos cinemas em 15 de dezembro de 2017.

Veja abaixo a diferença entre as projeções de 35mm e 70mm:

screen-shot-2015-08-03-at-8-47-46-am