Semana dos Realizadores projeta no Rio o cinema alternativo brasileiro

A Semana dos Realizadores, considerada uma das mostras mais alternativas do cinema brasileiro, começa nesta quarta (23/11) no Rio de Janeiro, exclusivamente no Espaço Itaú de Cinema de Botafogo. Em sua oitava […]

A Semana dos Realizadores, considerada uma das mostras mais alternativas do cinema brasileiro, começa nesta quarta (23/11) no Rio de Janeiro, exclusivamente no Espaço Itaú de Cinema de Botafogo. Em sua oitava edição, o evento exibirá 70 filmes, entre curtas, médias e longas, divididos em seis mostras, até o dia 30 de novembro.

A abertura contará com a exibição do documentário “Martírio”, de Vincent Carelli, já premiado no Festival de Brasília e na Mostra de São Paulo, sobre a luta pela sobrevivência dos índios guarani-kaiowá no Brasil.

A programação ainda inclui o novo filme de Julio Bressane, “Beduíno”, sobre um casal de dramaturgos (Alessandra Negrini e Fernando Eiras) que leva a vida através da arte, e que foi exibido no Festival de Locarno, na Suíça, em agosto.

Nesta edição também haverá a Mostra com Mulheres, com curadoria do coletivo CachoeiraDoc, da Bahia. A seção engloba filmes realizados e protagonizados por mulheres, entre eles o curta “Kbela”, de Yasmin Thayná, apontada como um dos expoentes da nova geração, e o clássico “Amor Maldito” (1984), de Adélia Sampaio, primeiro longa brasileiro dirigido por uma mulher negra.

A programação completa está disponível no site oficial da Semana dos Realizadores.