Vila Sésamo vai ganhar nova versão brasileira sem Garibaldo

O clássico infantil “Vila Sésamo” vai ganhar uma nova versão brasileira, mas sem seu maior símbolo, o boneco Garibaldo. O personagem mais querido de quem cresceu com o programa nos anos 1970 […]

O clássico infantil “Vila Sésamo” vai ganhar uma nova versão brasileira, mas sem seu maior símbolo, o boneco Garibaldo. O personagem mais querido de quem cresceu com o programa nos anos 1970 ficou de fora da reformulação, produzida em parceria pela TV Cultura, TV Brasil e a Sesame Workshop, detentora dos direitos da série americana.

Para a direção do programa, entretanto, Garibaldo não fará falta. Em pesquisa feita pela Sesame Workshop, a ave amarela gigante provou ser pouco lembrada pelas crianças de hoje, por isso a aposta será em outros personagens. Mas se Garibaldo não interagirá com o elenco nacional, ainda aparecerá em quadros gravados nos Estados Unidos, já que ele continua a fazer parte da “Sesame Street” original, que inspira a nova adaptação.

O principal motivo da ausência é estrutural. O cenário foi construído para bonecos menores, com palco elevado para o trabalho dos manipuladores dos marionetes, que ficam debaixo do tablado. Nos EUA, há dois palcos distintos, mas isso encareceria a produção nacional.

Além de Garibaldo, interpretado por Laerte Morrone (1932-2005), e Gugu, um boneco resmungão que ficava numa lata de lixo, a primeira “Vila Sésamo” nacional, lançada em 1972 em coprodução da Globo e da Cultura, tinha participações dos atores Armando Bógus, Aracy Balabanian e Sonia Braga (ela mesma).

Já houve um revival recente do programa, em 2007, que ainda incluía o Garibaldo, vivido por Fernando Gomes, diretor da segunda versão e responsável por outros sucessos infantis da Cultura, como “Cocoricó” e “X-Tudo”.

Mas não foi só a ave amarela que ficará de fora da atual terceira versão da produção. A palavra “Vila” também foi barrada. O programa vai se chamar apenas “Sésamo”, por orientação dos detentores da marca “Sesame”, que quer padronizar os títulos no mundo inteiro. O programa é transmitido em 140 países.

Para dar uma cara nacional ao programa, a produção escalou diversas celebridades brasileiras para interagirem com os bonecos, Elmo, Bel, Abby, Come Come e Grover.

Entre os midiáticos que gravaram participações estão Palmirinha, Gregorio Duvivier, Bela Gil, Maria Fernanda Cândido e Thiaguinho.

Sem Garibaldo, Elmo assume o papel de protagonista e será interpretado pela primeira vez por uma mulher. Kelly Guidotti, ex-integrante do “Cocoricó”, convenceu o norte-americano Martin Robinson, “treinador” dos manipuladores de “Sésamo”, e ficou com o personagem. Kelly também dublou a série animada “O Desafio do Elmo”, lançada no Brasil nesta semana.

O dublador original de Elmo, Kevin Clash, saiu do programa americano em 2012, após ser acusado de abuso sexual de menores. Gay assumido, ele se livrou da acusação por detalhes técnicos dois anos depois, mas não voltou ao personagem que ajudou a lançar em 1985.

A data de estreia de “Sésamo”, o novo “Vila Sésamo”, ainda não foi definida.