Peter Jackson volta a reunir equipe de O Hobbit para lançar nova franquia fantástica

O cineasta Peter Jackson fechou com a Universal Pictures a produção de uma nova franquia literária fantástica, a adaptação das “Crônicas das Cidades Famintas” do escritor britânico Philip Reeve. O anúncio foi […]

O cineasta Peter Jackson fechou com a Universal Pictures a produção de uma nova franquia literária fantástica, a adaptação das “Crônicas das Cidades Famintas” do escritor britânico Philip Reeve. O anúncio foi feito por meio de comunicado do próprio estúdio.

O diretor vai apenas produzir, enquanto sua esposa Fran Walsh assinará o roteiro ao lado da parceira criativa Philippa Boyens. O trio foi mentor das duas trilogias baseadas nas obras de J.R.R. Tolkien, “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”.

Já a direção ficará a cargo de Christian Rivers, que fará sua estreia na função, após trabalhar durante anos nos efeitos visuais dos filmes do cineasta – até “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”. Ele inclusive já venceu um Oscar, pelos efeitos de “King Kong” (2005).

“Christian é um dos meus colaboradores mais próximos”, disse Jackson, no comunicado. “A combinação de emoção e visuais de cair o queixo em ‘Mortal Engines’ torna este o filme perfeito para sua estreia na direção. O que Christian pretende fazer com história fantástica de Philip Reeve vai resultar em um filme original e espetacular. Eu gostaria de poder vê-lo amanhã!”.

Jackson estava trabalhando secretamente no projeto, junto com sua esposa, há seis anos. Por isso, o roteiro do primeiro longa já está pronto.

O primeiro dos quatro livros da franquia foi publicado em 2001 e será adaptado com o título original, “Mortal Engines”, para inaugurar a franquia.

A trama é ambientada em um mundo futurista devastado, onde cidades inteiras foram transformadas em veículos – as Cidades Tração, que exploram os recursos naturais e consomem umas as outras. Londres é a principal Cidade-Tração e caça uma cidadezinha aterrorizada através das terras devastadas. Durante o ataque, o jovem protagonista Tom Natsworthy cai fora da cidade, juntamente com uma assassina com cicatrizes no rosto. Eles devem correr para salvar suas vidas em meio aos destroços – e encarar uma nova arma terrível que ameaça o futuro do mundo.

As filmagens estão previstas para começar no segundo trimestre de 2017 na Nova Zelândia.