Criador de Hannibal não será mais o showrunner de Star Trek: Discovery

O produtor Bryan Fuller se teleportou para longe da nova série “Star Trek”. Criador das aclamadas séries “Pushing Daisies” e “Hannibal”, ele deixou o cargo de showrunner de “Star Trek: Discovery”, que […]

Star Trek: Discovery

O produtor Bryan Fuller se teleportou para longe da nova série “Star Trek”. Criador das aclamadas séries “Pushing Daisies” e “Hannibal”, ele deixou o cargo de showrunner de “Star Trek: Discovery”, que marca a volta da franquia espacial à TV, em plena produção da 1ª temporada.

Segundo apurou o site da revista Variety, havia tensão nos bastidores entre Fuller e a rede CBS, devido aos outros compromissos do produtor, que anda dividindo a atenção da produção com as gravações de “American Gods”, série de fantasia do canal pago Starz, além dele estar desenvolvendo uma nova versão de “Amazing Stories” para a rede NBC.

A agenda cheia do produtor-roteirista estaria tirando sua atenção de “Star Trek: Discovery”.

Apesar de sua saída, Fuller estabeleceu o tom da nova série, ao escrever os dois primeiros episódios, além de ter definido o arco narrativo da 1ª temporada. O problema era o tempo que dedicaria à produção, e a CBS passou a acreditar que ele não seria capaz de comandar o programa diariamente como um showrunner.

Fuller deixou o cargo, mas continuará como produtor executivo do programa, oferecendo orientações e eventuais roteiros. Com isso, os produtores Gretchen Berg e Aaron Harberts foram promovidos para assumir a função em seu lugar. A participação da dupla também reforça a ideia de que Fuller continuará próximo do núcleo criativo da série, já que ele comandou os dois em “Pushing Daisies”.

Berg e Harberts vão contar também com a ajuda de Akiva Goldsman e Alex Kurtzman, como consultores criativos. De acordo com a Variety, essa nova formação da equipe foi rapidamente organizada no último final de semana como forma de manter Bryan Fuller envolvido com a série, ainda que sem as obrigações diárias de produção.

Goldsman e Kurtzman trabalharam juntos na série “Fringe”, mas também tem agendas lotadas. Kurtzman, por sinal, foi responsável pelos roteiros dos dois primeiros filmes do reboot de “Star Trek”.

Em comunicado, a CBS Television Studios informou que estão extremamente felizes com a direção criativa de Fuller para “Star Trek: Discovery”, mas que “devido aos outros projetos de Bryan, ele não será capaz de supervisionar diariamente a série, mas continuará como produtor executivo e ajudando a mapear o arco narrativo para toda a temporada”.

“Star Trek: Discovery” vai lançar uma nova plataforma de streaming nos EUA, CBS All Access, e será distribuída no resto do mundo pela Netflix. A estreia está prevista para maio.