Lady Gaga vira roqueira no clipe de Perfect Illusion

A cantora Lady Gaga divulgou o clipe de “Perfect Illusion”, primeiro single de seu novo álbum, “Joanne”. O vídeo registra sua transformação em roqueira, rodando microfone pelo fio, batendo cabeça, chutando areia […]

A cantora Lady Gaga divulgou o clipe de “Perfect Illusion”, primeiro single de seu novo álbum, “Joanne”. O vídeo registra sua transformação em roqueira, rodando microfone pelo fio, batendo cabeça, chutando areia e até pulando com integrantes de uma banda. Mas é tudo miragem, porque ela continua a ser uma cantora solo de música pop, e está mesmo é delirando sozinha no meio do deserto-metáfora do clipe, dirigido pelas fotógrafas de moda Ruth Hogben e Andrea Gelardin (responsáveis pelo visual de “Joanne”).

Por incrível que pareça, alguns fãs de Madonna acusaram Gaga de plagiar “Papa Don’t Preach”, especialmente no refrão. Mas a música está mais para uma versão dubstep de Pat Benatar, que fez muito sucesso com essa fórmula híbrida de melodias pop e pose roqueira. O DNA é o mesmo, com batidas dançantes, refrão gritado e guitarras distorcidas – tocadas pelo coautor da música, Kevin Parker, o homem por trás da banda Tame Impala. Para completar, a atmosfera de “rock” e “ilusão” do clipe também é do tempo da MTV.

“Perfect Illusion” é apenas o aperitivo de “Joanne”, que terá várias outras participações roqueiras, como Father John Misty, líder da banda Fleet Foxes, Josh Homme, do Queens of The Stone Age, Florence Welch e Beck.

A conversão roqueira de Lady Gaga é mais uma curva numa carreira que jamais seguiu linha reta, do começo mais ligado ao hip-hop, passando pelo pop dançante, o flerte com o pop gótico e quase parando no lounge dos duetos com Tony Bennett. Sem identidade clara, ela lança “Joanne”, intitulado com seu nome do meio, no dia 21 de outubro.