Fox fecha parceria com o American Film Institute para incentivar mais mulheres diretoras

A 20th Century Fox Film fechou uma parceria com o American Film Institute (AFI) para incentivar que mais mulheres virem diretoras de cinema. Para capacitar novas diretoras, a Fox cedeu os direitos […]

Stacey Snider

A 20th Century Fox Film fechou uma parceria com o American Film Institute (AFI) para incentivar que mais mulheres virem diretoras de cinema. Para capacitar novas diretoras, a Fox cedeu os direitos de seus personagens e fornecerá recursos técnicos para o AFI usar em seu programa de workshop para mulheres. Durante o curso do instituto, as alunas vão dirigir curtas-metragens baseados em filmes de franquias da Fox.

“A escassez de diretores do sexo feminino não é uma questão de paixão ou talento”, disse a presidente e CEO da 20th Century Fox Film, Stacey Snider (foto acima). “Em vez disso, muitas vezes é uma questão de acesso e recursos. Estamos animados para oferecer isso a mulheres cineastas talentosas que, em seguida, poderão crescer a partir dessa experiência de trabalho prático”. Bob Gazzale, Presidente e CEO do AFI, completou afirmando que acreditar que essa colaboração com a Fox afetará profundamente o ramo da arte e entretenimento.

Para o projeto, serão selecionadas entre 35 e 50 mulheres, das quais dez finalistas apresentarão filmes originais aos executivos da 20th Century Fox, e eles escolherão no mínimo uma cineasta para transformar o conceito apresentado em um curta. A expectativa é positiva, uma vez que o programa de diretoras da AFI já revelou talentos como Sarah Gertrude Shapiro, co-criadora da aclamada série televisiva “UnREAL”, e a diretora Lesli Linka Glatter, que já recebeu quatro indicações ao Emmy pelas séries “Mad Men” e Homeland”.