Ben Kingsley vai estrelar e produzir adaptação internacional de O Primo Basílio para a TV

O ator britânico Ben Kingsley vai adaptar para a TV o romance português clássico “O Primo Basílio”, de Eça de Queirós, publicado em 1878. Segundo o site Deadline, Kingsley vai produzir e […]

Ben Kingsley

O ator britânico Ben Kingsley vai adaptar para a TV o romance português clássico “O Primo Basílio”, de Eça de Queirós, publicado em 1878.

Segundo o site Deadline, Kingsley vai produzir e também terá um papel de destaque na minissérie, interpretando o pseudo-intelectual Conselheiro Acácio.

A atração será coproduzida pelas empresas Lavender Pictures, de Kingsley, e a Nevision. Ainda não há emissora ligada ao projeto.

No romance, Eça de Queirós investiga a aparente perfeição de um lar burguês na Portugal do século 19 a partir, acompanhando uma dona de casa entediada, Luisa, e o caso que mantém com seu primo, o Basílio do título. Mas o caso desperta suspeitas, e quando uma de suas empregadas descobre provas, começa a chantagear a patroa, que adoece de preocupação, com medo que seu marido descubra tudo.

A história já teve várias adaptações. A mais antiga é da época do cinema mudo, uma produção portuguesa de 1923. Mas o romance também foi encenada no Brasil, numa minissérie da Globo de 1988 e numa versão cinematográfica dirigida por Daniel Filho em 2007.