Beyoncé é a grande vencedora do MTV Video Music Awards 2016

A cantora Beyoncé foi a grande vencedora da premiação Video Music Awards 2016, da MTV. Ao todo, foram oito prêmios conquistados, inclusive o de Clipe do Ano, por “Formation” (veja e saiba […]

A cantora Beyoncé foi a grande vencedora da premiação Video Music Awards 2016, da MTV. Ao todo, foram oito prêmios conquistados, inclusive o de Clipe do Ano, por “Formation” (veja e saiba mais sobre o clipe aqui). Além disso, Beyoncé foi a grande figura do evento, com uma apresentação “surpresa” (anunciada apenas três horas antes da transmissão) de um medley de canções de “Lemonade”, o seu álbum mais recente.

Realizada na madrugada de domingo (28/8), no Madison Square Garden, em Nova York, a cerimônia deixou em evidência a força do pop feminino, premiando até Rihanna na categoria de Melhor Clipe Masculino, uma ironia, tendo em vista que ela canta sozinha no clipe “This Is What You Came For”, de Calvin Harris. Rihanna também se apresentou durante a premiação, mostrando ser uma rival à altura da poderosa Beyoncé pela coroa da música pop atual.

O evento também reforçou o predomínio da música negra no pop atual, dominando praticamente todas as categorias, incluindo Artista Novo, vencido pela banda DNCE, de Joe Jonas, de pegada R&B branquela, e, pasmem, até Melhor Clipe de Rock, conquistado pela banda Twenty One Pilots, que inclui rap no vocal. A música “Heathens”, por sinal, faz parte da trilha do filme “Esquadrão Suicida” (veja o clipe aqui).

Apenas mais dois artistas de rock foram premiados. A banda Coldplay levou o troféu de Melhores Efeitos Visuais, por “Up&Up”, e o saudoso mestre David Bowie o prêmio de Melhor Direção de Arte por “Blackstar”.

Confira abaixo a lista completa dos premiados.

Vencedores do VMAs 2017

Clipe do Ano
Beyoncé, “Formation”

Melhor Clipe Feminino
Beyoncé, “Hold Up”

Melhor Clipe Masculino
Calvin Harris com Rihanna, “This Is What You Came For”

Melhor Artista Novo
DNCE

Melhor Vídeo em Longa-Metragem
Beyoncé, “Lemonade”

Melhor Vídeo Pop
Beyoncé, “Formation”

Melhor Vídeo de Rock
Twenty One Pilots, “Heathens”

Melhor Vídeo de Hip-Hop
Drake, “Hotline Bling”

Melhor Colaboração
Fifth Harmony con Ty Dolla $ign, “Work from Home”

Melhor Canção do Verão
Fifth Harmony, “All in My Head (Flex)”

Melhor Direção
Beyoncé, “Formation” (Melina Matsoukas)

Melhor Fotografia
Beyoncé, “Formation” (Malik Sayeed)

Melhor Edição
Beyoncé, “Formation” (Jeff Selis)

Melhor Direção de Arte
David Bowie, “Blackstar”

Melhor Coreografia
Beyoncé, “Formation” (Chris Grant, Jaquel Knight, Dana Foglia)

Melhores Efeitos Visuais
Coldplay, “Up&Up” (Vania Heymann, Gloria FX)