Wayward Pines: Final da 2ª temporada ganha trailer apocalíptico

A rede americana Fox divulgou o trailer do final da 2ª temporada de “Wayward Pines”, série sci-fi produzida pelo cineasta M. Night Shyamalan (“A Vila”). Com menos foco que o arco original, […]

A rede americana Fox divulgou o trailer do final da 2ª temporada de “Wayward Pines”, série sci-fi produzida pelo cineasta M. Night Shyamalan (“A Vila”). Com menos foco que o arco original, devido à necessidade de lidar com personagens da história anterior, logo descartados, a trama chega ao fim em clima apocalíptico, prenunciando uma invasão massiva dos primatas mutantes do futuro – não muito diferentes dos morlocks descritos por H.G. Wells no clássico “A Máquina do Tempo”. O destino dos moradores da última cidade civilizada do planeta se revela ainda mais sombrio diante do inevitável confronto entre as principais lideranças, após a morte do pequeno ditador que concentrava todas as decisões.

A trama original iniciou como um suspense sinistro, com a chegada do agente do Serviço Secreto Ethan Burke (Matt Dillon) ao vilarejo de Wayward Pines, em busca de dois agentes federais desaparecidos, até descobrir que nada era o que parecia. O mistério, na verdade, escondia uma sci-fi apocalíptica, passada no futuro, no qual a pitoresca Wayward Pines era tudo o que restava da humanidade.

As reviravoltas inesperadas, com direito a mudança de gêneros, estrearam diante de 3,7 milhões de telespectadores no verão americano de 2015 e não perderam público. Ao contrário, os últimos episódios foram assistidos por mais de 4 milhões de pessoas ao vivo, sintonia elevada para o período de férias. Tanto que a atração, concebida como minissérie fechada, recebeu encomenda de uma continuação.

Como toda a trama do livro homônimo de Blake Crouch foi contada na temporada inaugural, o showrunner Chad Hodge precisou criar uma história totalmente original para a sequência. E para contá-la, contratou uma equipe de verdadeiros mestres do terror, revezando-se na direção dos episódios. Entre os cineastas que assinaram os capítulos da 2ª temporada estão Vincenzo Natali (“Cubo”), Ti West (“O Último Sacramento”), Jennifer Lynch (“Encaixotando Helena”) e Brad Turner (“A Experiência III”).

Apesar da qualidade, a 2ª temporada não fez o mesmo sucesso, com média de 2,3 milhões de telespectadores ao vivo. Mas manteve o clima de tensão, acompanhando o médico vivido por Jason Patric (“Os Perdedores”), novo protagonista da trama, cujo caráter se mostra uma incógnita, alimentando uma obsessão por assumir o controle que pode resultar numa grande tragédia no capítulo final.

Não foram revelados planos de continuar a história além da 2ª temporada, que se encerra na quarta (27/7) com o episódio “Bedtime Stories”, o segundo dirigido por Ti West. A série tem exibição praticamente simultânea no Brasil no canal pago premium Fox1.