Cientistas do MIT inventam a exibição 3D sem óculos

Cientistas e pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) desenvolveram uma nova tecnologia de exibição em 3D que dispensa o uso de óculos especiais. A invenção tem o potencial de revolucionar […]

Cientistas e pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) desenvolveram uma nova tecnologia de exibição em 3D que dispensa o uso de óculos especiais. A invenção tem o potencial de revolucionar as indústrias cinematográfica e eletrônica, ao finalmente permitir a popularização de televisores tridimensionais e diminuir os custos da projeção 3D nos cinemas.

Segundo o jornal inglês The Guardian, a inovação utiliza múltiplas barreiras do efeito Parallax, que causa uma ilusão de profundidade. Atualmente, os cinemas em geral utilizam apenas uma camada do efeito para originar a projeção em 3D.

Intitulado Cinema 3D, o projeto passou em testes que permitiram que os espectadores tivessem uma experiência tridimensional sem óculos e independente do lugar em que estivessem sentados. Mas os resultados foram obtidos numa sala pequena. Por isso, apesar do teste positivo, a tecnologia ainda não está pronta para ser comercializada.

“Até o momento, o Cinema 3D é financeiramente viável apenas para salas de menores portes. Mas estamos otimistas de que o próximo passo a ser dado será aumentar essa capacidade e tornar as três dimensões sem óculos possível em cinemas e auditórios”, declarou o professor do MIT, Wojciech Matusik.