Queen of the South: Crítica americana rasga elogios para Alice Braga na estreia da série

A série “Queen of The South”, do canal pago USA, estreou na quinta-feira (23/6) nos Estados Unidos, rendendo diversos elogios para a interpretação da brasileira Alice Braga, que tem o papel principal. […]

A série “Queen of The South”, do canal pago USA, estreou na quinta-feira (23/6) nos Estados Unidos, rendendo diversos elogios para a interpretação da brasileira Alice Braga, que tem o papel principal.

A revista Variety descreveu Braga como ‘fascinante’. “Crível e tem uma empatia com a personagem que o resto do elenco ainda não tem”, diz o texto. Para o jornal New York Times, ela é a melhor coisa da série. Criticando o tom ‘novelesco’ da atração, a publicação nova-iorquina ressaltou que Braga está “perfeitamente adequada como Teresa”.

Em geral, porém, a crítica americana não se apaixonou pela produção, avaliada com 57% de aprovação no site Rotten Tomatoes. A Variety rotulou como uma versão de “Narcos” com empoderamento feminino, já que as três principais personagens são mulheres e todas poderosas do tráfico, enquanto o site IndieWire considerou apenas uma releitura do filme “Scarface” (1984) com personagens femininos.

A crítica mais positiva foi publicada no jornal Los Angeles Times, que refletiu sobre o que estava sendo dito a respeito da atração. “Comparações com ‘Scarface’, ‘Narcos’ e até ‘Breaking Bad’ (‘mas com uma mulher!’) são inevitáveis, mas há um clima autoconsciente de telenovela e uma inesperada crítica cultural, que a tornam tanto uma anti-Cinderela quanto um ‘Scarface’ feminino”. O texto ainda aponta que, para dar certo, a série precisaria ter uma protagonista capaz de criar empatia com o público. “Felizmente, Braga parece ser tudo o que o USA podia esperar, e mais”, avalia.

A conclusão a que todos parecem chegar pode ser sintetizada nos comentários do jornal San Francisco Chronicle: “Em resumo, um monte de coisas acontecem no primeiro episódio, demais para se crer, mas a personagem e a performance de Braga são suficientes para despertar nosso interesse”.

Na série, Alice interpreta uma jovem mexicana que, após a morte do namorado numa transação de drogas, passa a ser perseguida pelo cartel e pela polícia por conta de seus conhecimentos do tráfico. Buscando refúgio nos EUA, ela se une a uma traficante poderosa para derrubar o rival responsável por sua perseguição e acaba virando a Rainha do Tráfico.

A atração é um remake da novela colombiana “La Reina Del Sur”, desenvolvida pelos roteiristas M.A. Fortin e Joshua John Miller, ambos do filme divertido e premiado “Terror nos Bastidores” – Melhor Roteiro do Festival de Stiges – , lançado direto em DVD no Brasil. Por curiosidade, “La Reina del Sur” ganhou o nome de “A Rainha do Tráfico” no Brasil e já foi exibida pelo canal +Globosat e pelo Netflix.

O elenco também inclui Veronica Falcón (“Beco dos Milagres”), Peter Gadiot (série “Once Upon a Time in Wonderland”), Joaquim de Almeida (“O Duelo”), Justina Machado (série “Six Feet Under”), Hemky Madera (série “Weeds”) e James Martinez (série “Breaking Bad”).