Penny Dreadful: Série é encerrada sem aviso, com final inesperado

A série “Penny Dreadful” chegou ao fim, sem maiores avisos, com o episódio exibido no domingo (19/6) nos Estados Unidos, surpreendendo os fãs. O nono e último episódio da 3ª temporada acabou […]

A série “Penny Dreadful” chegou ao fim, sem maiores avisos, com o episódio exibido no domingo (19/6) nos Estados Unidos, surpreendendo os fãs. O nono e último episódio da 3ª temporada acabou com um “the end”. Ou seja, depois de 27 episódios, a série não voltará para um quarto ano.

Em contraste com a blitz publicitária de “Game of Thrones”, o canal americano Showtime optou por terminar a série sem alarde, colocando um ponto final na história de terror gótico criada pelo roteirista John Logan (“007 Contra Spectre”), que reunia diversos personagens da literatura do século 19, como Frankenstein e Dorian Gray, e trazendo Eva Green como a protagonista, uma médium atormentada por demônios.

David Nevins, o presidente do Showtime, foi sucinto ao explicar o encerramento. “É isso que é a televisão agora. Não temos que fazer sete temporadas pelo saco de fazer sete temporadas. Alguns programas são feitos para isso, outros, não”.

Em comunicado, Logan disse que, já na 2ª temporada, percebeu para onde a história estava indo, e o encontro de Vanessa com Deus seria um final apoteótico. “Era um programa sobre Vanessa Ives e sua batalha com a fé. Uma mulher apegada a Deus e a ao diabo. Falei com Eva, e depois com David”, disse o responsável pela atração.

Em entrevista com o site da revista The Hollywood Reporter, Nevins explicou que tentou reverter a decisão de Logan, mas que o escritor estava determinado a concluir a história de forma definitiva… e trágica. “A coisa tradicional para se fazer era anunciar que esta seria a última temporada”, contou o executivo. “Mas parecia que tiraria a surpresa, e parte do prazer de se assistir TV hoje é experimentar as surpresas em primeira mão, sem spoilers de nenhum tipo. O episódio não começa com os créditos usuais, o que sinaliza algo diferente está acontecendo, e termina com ‘the end'”.

John Logan ainda divulgou um vídeo, disponível logo abaixo, em que agradece aos fãs e confirma que sempre teve a intenção de encerrar a série em sua 3ª temporada. No Brasil, “Penny Dreadful” é exibida pelo canal pago HBO.