John Green revela que Quem É Você, Alasca? não vai mais virar filme

O escritor John Green, que já teve dois livros transformados em filmes – “A Culpa É das Estrelas” (2014) e “Cidades de Papel” (2015) – , revelou que os planos para o […]

O escritor John Green, que já teve dois livros transformados em filmes – “A Culpa É das Estrelas” (2014) e “Cidades de Papel” (2015) – , revelou que os planos para o terceiro foram descartados. Ele usou as redes sociais para comunicar que a Paramount Pictures engavetou o projeto de adaptar “Quem É Você Alasca?”, que tinha a atriz Elle Fanning (“Malévola”) cotada para o papel principal.

“Já que isso tem tantos RTs, eu acho que devo dizer: Não haverá filme de ‘ Quem é você, Alasca?’ (do meu conhecimento, pelo menos)”, ele escreveu no Tweeter, ao destacar um cartaz feito por fã. “Eu não tenho controle sob os direitos do filme. Do meu conhecimento, a Paramount (que detém os direitos) não tem planos.”

Em sua página do Tumblr, o autor deu maiores detalhes das dificuldades, elogiando o roteiro do criador das séries “Chuck” e “Gossip Girl”. “Josh Schwartz escreveu um ótimo roteiro, o tipo de roteiro que é tão bom que nenhuma instituição pró-lucrativa investiria dez milhões de dólares para fazê-lo, então provavelmente nunca o será”, ele explicou.

A adaptação também teve um problema adicional, com a saída da cineasta Rebecca Thomas (“A Fita Azul”), após ser cortejada pela Universal para comandar “A Pequena Sereia”.

Primeiro livro de John Green, “Quem É Você Alasca?” acompanha um adolescente chamado Miles, que estuda em um colégio interno, onde conhece a jovem e enigmática Alasca, por quem se apaixona. O livro causou certa polêmica e foi banido de diversas escolas dos EUA por fazer descrição de sexo entre adolescentes.

Ou seja, a trama já era considerada controvertida para um lançamento PG-13 (para menores de 13 anos) e o roteiro não abrandou o relacionamento. Infelizmente, o sistema de classificação etária dos EUA é antiquado e bastante diferente do utilizado no Brasil. Enquanto por aqui há um nicho de filmes para adolescentes com censura 14 e 16 anos, nos EUA, após a classificação PG-13 vem imediatamente a R, para maiores de 17 anos e geralmente reservada para filmes com cenas de ultraviolência e sexo.