Radiohead divulga novo clipe com direção de Paul Thomas Anderson

A banda britânica Radiohead divulgou seu segundo clipe em menos de uma semana semana, “Daydreaming”, três dias após surpreender os fãs com “Burn the Witch”. O novo vídeo tem direção do cineasta […]

A banda britânica Radiohead divulgou seu segundo clipe em menos de uma semana semana, “Daydreaming”, três dias após surpreender os fãs com “Burn the Witch”. O novo vídeo tem direção do cineasta americano Paul Thomas Anderson, que costuma trabalhar com o guitarrista Jonny Greenwood nas trilhas de seus filmes – os dois colaboraram em “Sangue Negro” (2007), “O Mestre” (2012) e “Vício Inerente” (2014).

“Daydreaming”, por sinal, tem clima de trilha cinematográfica. Trata-se de um pós-rock melancólico, com arranjo de cordas e piano, marcado por progressão minimalista e dissonâncias. Mas, ao receber o vocal abissal de Thom Yorke, ela possibilita uma definição mais sintética: chata.

Se Greenwood parece monopolizar os bastidores da canção, quem põe sua cara torta no vídeo é o cantor. Ele recebe diversos closes enquanto caminha, de moleton e cabelo ensebado, acompanhado de perto pela câmera de Anderson. O traveling é uma coleção de portas abertas para diferentes ambientes, que levam Yorke por estacionamentos, lojas, casas, praia, floresta e neve, até revelar seu destino numa caverna primordial, enquanto a melodia se torna gutural e hibernante – com direito a “roncos” de cordas. Literalmente coloca o ouvinte para dormir.

A música faz parte do próximo álbum da banda, ainda sem título, que deverá receber lançamento digital no domingo (8/5).