George R.R. Martin divulga capítulo inédito de Ventos de Inverno com personagens já mortos em Game of Thrones

Os fãs que consideram um heresia assistir a atual temporada de “Game of Thrones” antes de lerem “Os Ventos de Inverno”, o sexto volume da franquia literária “As Crônicas de Gelo e […]

Os fãs que consideram um heresia assistir a atual temporada de “Game of Thrones” antes de lerem “Os Ventos de Inverno”, o sexto volume da franquia literária “As Crônicas de Gelo e Fogo”, encontraram alento na liberação de um novo capítulo do livro inédito, no site oficial do escritor George R.R. Martin.

O problema é que a história, contado a partir da perspectiva da princesa Arianne Martell, mostra personagens inéditos, como a própria Arianne, ou já mortos na série, como o príncipe Doran Martell, governante de Dorne, despachado sem muita pompa no começo da 6ª temporada pelas Serpentes de Areia.

“Você quer saber o que as Serpentes de Areia, o príncipe Doran, Areo Hotah, Ellaria Sand, Darkstar e outros farão em ‘Os Ventos de Inverno’? Muita coisa, na verdade. Esse trecho traz um gostinho”, escreveu Martin em seu blog, ao apresentar o capítulo.

Já são sete os capítulos que Martin disponibilizou online, além de quatro transcrições de fãs em leituras que ele cedeu em eventos pelo mundo. Ao todo são 11 capítulos já conhecidos.

Mas apesar disso a data de publicação de “Os Ventos de Inverno” ainda não foi definida. No início do ano, o escritor revelou que não conseguiria terminar o sexto livro antes da estreia da nova temporada da série, que já exibiu três episódios. “Sim, há muita coisa escrita. Centenas de páginas. Dezenas de capítulos “, contou. “Mas há também uma grande quantidade ainda para escrever. Preciso de alguns meses ainda… Isso se a escrita for bem”.

O primeiro volume da saga, “A Guerra dos Tronos”, foi lançado em 1996, seguido por “A Fúria dos Reis” em 1998 e “A Tormenta de Espadas” em 2000. A partir daí, porém, os hiatos foram aumentando, com “O Festim dos Corvos” saindo somente após cinco anos, em 2005, e “A Dança dos Dragões” depois de seis, em 2011.

A expectativa agora é que “Os Ventos de Inverno” seja lançado antes da estreia da 7ª temporada de “Game of Thrones”. O que não resolverá o problema de descompasso com a trama televisiva, uma vez que George R.R. Martin já avisou que ainda precisará escrever outro livro – sabe-se lá quando – para encerrar a trama literária.