Cena de O Desprezo, clássico de Jean-Luc Godard, ilustra o cartaz do Festival de Cannes

Os organizadores do Festival de Cannes divulgaram o cartaz oficial de sua 69ª edição, que acontece entre os dias 11 e 22 de maio. A imagem que vai representar o festival saiu […]

Os organizadores do Festival de Cannes divulgaram o cartaz oficial de sua 69ª edição, que acontece entre os dias 11 e 22 de maio.

A imagem que vai representar o festival saiu do filme “O Desprezo” (1963), do mestre da nouvelle vague Jean-Luc Godard e mostra o ator Michel Piccoli subindo uma longa escada no meio do Mediterrâneo.

O festival também anunciou que Piccoli (“Habemus Papam”) vai abrir o tapete vermelho desta edição. “É uma escolha simbólica, uma vez que este filme sobre a realização de um filme – considerado por muitos como um dos melhores de todos os tempos em CinemaScope – teve um impacto tão considerável sobre a história do cinema e da cinefilia”.

O longa também marcou o encontro da nouvelle vague com Brigitte Bardot (“E Deus Criou a Mulher”). Na trama, Piccoli é um roteirista contratado para escrever uma versão cinematográfica de “A Odisséia”, Bardot é sua esposa entediada, Jack Palance (“Os Brutos Também Amam”) vive o produtor e ninguém menos que o genial Fritz Lang (“Metrópolis”) interpretava o diretor do filme dentro do filme.