Califórnia, de Marina Person, é selecionado para o Festival de Tribeca nos EUA

Primeiro longa de ficção dirigido por Marina Person, “Califórnia” foi selecionado para o Festival de Tribeca. O filme será a única produção brasileira no evento, que acontece entre os dias 13 e […]

Primeiro longa de ficção dirigido por Marina Person, “Califórnia” foi selecionado para o Festival de Tribeca. O filme será a única produção brasileira no evento, que acontece entre os dias 13 e 24 de abril em Nova York.

Com viés autobiográfico, o filme acompanha uma jovem na década de 1980, que atualmente teria a mesma idade da cineasta, explorando as angústias e dilemas amorosos típicos da adolescência, em meio ao surgimento da Aids e da música pós-punk. A trama se passa em São Paulo durante 1984, e acompanha a adolescente Estela (a estreante Clara Gallo), que aos 17 anos ainda se veste como uma moleca, enquanto tenta descobrir qual seu tipo de menino favorito, atraída pelo bonitinho da escola (Giovanni Gallo, da série “Pedro e Bianca”), mas também pelo novato com visual e gostos alternativos (Caio Horowicz, da série “Família Imperial”). Seu tio Carlos (Caio Blat, de “Alemão”) é seu maior herói, e razão do título da trama. Estela planeja uma viagem à Califórnia para visitá-lo, seu grande sonho. Mas tudo desaba quando ele volta magro, fraco e doente para o Brasil. Entre crises e descobertas, Estela começa aos poucos a amadurecer. O elenco ainda destaca o roqueiro Paulo Miklos (“Carrossel – O Filme”) e Virginia Cavendish (série “Mandrake”) como os pais da protagonista.

O festival de Tribeca terá ao todo 43 premières mundiais, com destaque para “Nerdland”, animação adulta dublada por Paul Rudd (“Homem-Formiga”), “Madly”, antologia de love stories dirigidas pela atriz australiana Mia Wasikowska (“Alice no País das Maravilhas”), o ator mexicano Gael Garcia Bernal (“No”), o cineasta japonês Sion Sono (“Por Que Você Não Vai Brincar no Inferno?”) e a cantora britânica Natasha Khan (Bat for Lashes), além das estreias das distopias “High-Rise”, com Tom Hiddleston (“Thor”), e “Equals”, com Kristen Stewart (“Acima das Nuvens”) e Nicholas Hoult (“X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”).

À exceção de “Madly”, escalado para a mostra competitiva internacional, os demais filmes citados serão exibidos numa mostra paralela dedicada a vozes originais, chamada Viewpoints. E é justamente nela que “Califórnia” foi encaixada. A participação no festival nova-iorquino marcará a première do filme de Marina Person nos EUA.