Gabriele Muccino negocia dirigir adaptação de suspense erótico do escritor de Lolita

O cineasta italiano Gabriele Muccino (“À Procura da Felicidade”, “Sete Vidas”), especialista em melodramas de Hollywood, está negociando dirigir o thriller erótico “Laughter in the Dark”, baseado no livro “Riso no Escuro”, […]

O cineasta italiano Gabriele Muccino (“À Procura da Felicidade”, “Sete Vidas”), especialista em melodramas de Hollywood, está negociando dirigir o thriller erótico “Laughter in the Dark”, baseado no livro “Riso no Escuro”, do russo Vladimir Nabokov. A informação é do site Variety.

Mais conhecido pelo escandaloso “Lolita”, Nabokov publicou “Riso no Escuro” em 1932, quase como uma prévia de sua obra mais famosa. A trama acompanha um relacionamento parasitário, entre uma adolescente sedutora e um homem mais velho. Ele é um comerciante de arte respeitado. Ela, uma modelo e atriz aspirante de pouco talento. Além de lhe custar o casamento, a sedução da jovem ameaça levar as economias do homem, que é convencido a bancar sua carreira, ao mesmo tempo em que ela planeja, com seu amante, explorar o tolo apaixonado até o último centavo. A história progride de forma sinistra, com um acidente que incapacita o homem e o deixa à mercê da jovem sádica. Mesmo assim, ele só confirma que foi manipulado e decide agir quando é tarde demais.

A história já foi filmada antes, na produção britânica “A Noite Infiel” (1969), de Tony Richardson, estrelada por Nicol Williamson e a musa da nouvelle vague Anna Karina (destaque entre as fotos acima). Curiosamente, essa versão atualizou a trama para uma encenação na Londres dos anos 1960.

A nova versão também terá ambientação contemporânea, desta vez passada em Nova York, conforme o roteiro dos novatos Bradley McManus e Justin Parker. A escalação do elenco deve começar assim que Muccino assinar o contrato, pois as filmagens estão previstas para começar em maio, visando um lançamento em 2017.