Framboesa de Ouro oficializa: Cinquenta Tons de Cinza e Quarteto Fantástico são os piores filmes de 2015

Framboesa de Ouro oficializa: Cinquenta Tons de Cinza e Quarteto Fantástico são os piores filmes de 2015

 

O troféu Framboesa de Ouro, tradicional premiação das piores produções cinematográficas americanas, anunciou na noite de sábado (27/2) seus vencedores. E 2015 provou-se um ano tão ruim para o cinema que dois filmes ganharam a distinção principal. Empatados em sua ruindade, “Cinquenta Tons de Cinza” e “Quarteto Fantástico” foram eleitos os piores filmes do ano.

O filme de Christian Grey, porém, levou vantagem no conjunto da obra. Além de Pior Filme, venceu nas categorias de Pior Ator (Jamie Dornan), Pior Atriz (Dakota Johnson), pior dupla na tela (Dornan e Johnson) e Pior Roteiro. Já os super-heróis colecionaram só mais duas Framboesas: Pior Refilmagem e Pior Diretor (Josh Trank).

Um ano após vencer o Oscar, Eddie Redmayne foi consagrado como o Pior Ator Coadjuvante, por “O Destino de Jupiter”, enquanto Kaley Cuoco mereceu o Framboesa por seus papéis em “Alvin e os Esquilos 4” e “Padrinhos LTDA”.

Com estes resultados, Adam Sandler respirou aliviado. O recordista de Framboesas conseguiu passar incólume em 2016, apesar de ter cometido “Pixels” e “Trocando os Pés” (do superestimado Tom McCarthy, diretor também de “Spotlight”), pelos quais foi indicado.

Mas nem tudo é avacalhação no prêmio mais temido por Hollywood. Após Sandra Bullock vencer o Framboesa 2010 por “Maluca Paixão”, um dia antes de levar o Oscar por “Um Sonho Possível”, os produtores dos Razzies, como os Framboesas também são conhecidos, inspiraram-se para criar um novo troféu, um prêmio de redenção para os indicados que dão a volta por cima em suas carreiras. E o vencedor deste ano foi Sylvester Stalone. Indicado 14 vezes ao Framboesa de Ouro, ele deu uma volta tão grande que também é favorito ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 2016, por seu desempenho em “Creed – Nascido para Lutar”.

VENCEDORES DO FRAMBOESA DE OURO 2016

PIOR FILME
“Quarteto Fantástico”
“Cinquenta Tons de Cinza”

PIOR ATOR
Jamie Dornan, “Cinquenta Tons de Cinza”

PIOR ATRIZ
Dakota Johnson, “Cinquenta Tons de Cinza”

PIOR ATOR COADJUVANTE
Eddie Redmayne, “O Destino de Jupiter”

PIOR ATRIZ COADJUVANTE
Kaley Cuoco-Sweeting, “Alvin e os Esquilos 4” e “Padrinhos LTDA”

PIOR REMAKE/SEQUÊNCIA/REBOOT
“O Quarteto Fantástico”

PIOR COMBO
Jamie Dornan & Dakota Johnson, “Cinquenta Tons de Cinza”

PIOR DIRETOR
Josh Trank (& Alan Smithee?), “Quarteto Fantástico”

PIOR ROTEIRO
Kelly Marcel, “Cinquenta Tons de Cinza”

PRÊMIO REDENÇÃO
Sylvester Stallone

Comente

Marcel Plasse é jornalista, participou da geração histórica da revista de música Bizz, editou as primeiras graphic novels lançadas no Brasil, criou a revista Set de cinema, foi crítico na Folha, Estadão e Valor Econômico, escreveu na Playboy, assinou colunas na Superinteressante e DVD News, produziu discos indies e é criador e editor do site Pipoca Moderna