Fim de semana terá sessões gratuitas de filmes brasileiros

Quer ver bons filmes brasileiros de graça nos cinemas? A semana marca o início da retrospectiva Novíssimo Cinema Brasileiro, realizada pelo Cinusp, o complexo cinematográfico da USP (Universidade de São Paulo), que […]

Quer ver bons filmes brasileiros de graça nos cinemas? A semana marca o início da retrospectiva Novíssimo Cinema Brasileiro, realizada pelo Cinusp, o complexo cinematográfico da USP (Universidade de São Paulo), que programou uma seleção com os melhores filmes recentes do país em duas salas de exibições, na Cidade Universitária e no Centro Universitário Maria Antônia, em São Paulo.

A lista inclui “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert, “Olmo e a Gaivota”, de Petra Costa e Lea Glob, “Califórnia”, de Marina Person, “Casa Grande”, de Fellipe Barbosa, “Boi Neon”, de Gabriel Mascaro, e vários outros. O evento também contará com debates com a presença de cineastas e promoverá as pré-estreias de quatro filmes que ainda não entraram no circuito comercial: “Garoto”, de Julio Bressane, “Para Minha Amada Morta”, de Aly Muritiba, “Ato, Atalho e Vento”, de Marcelo Masagão, e “Zoom”, de Pedro Morelli.

Serão, ao todo, 17 filmes exibidos de graça até 13 de maio. A programação completa, com horários, está disponível no site oficial.

Com alcance ainda mais amplo, nesta quinta (25/2) começa a exibição gratuita do documentário “A Paixão de JL”, de Carlos Nader, vencedor do festival É Tudo Verdade 2015. A produção foi patrocinada pelo Espaço Itaú, que a disponibilizará simultaneamente em seis cidades (Brasília, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Salvador e Rio).

Criado a partir dos diários gravados em fitas cassete pelo artista plástico José Leonilson, o filme registra seus últimos anos de vida, antes de morrer vítima da Aids em 1993. Igualmente impactante e belo, conquistou tanto o prêmio do juri quanto da crítica no É Tudo Verdade do ano passado – a terceira vitória do diretor Carlos Nader no festival de documentários. Confira os cinemas e os horários das sessões no site oficial do Espaço Itaú.

Além disso, o Cinearte da capital paulista realiza no sábado (26/2) a mostra de encerramento da 2ª edição do projeto É Nóis na Fita – curso gratuito de cinema dirigido a jovens de 15 a 20 anos -, exibindo 10 curtas realizados por seus alunos, com a presença da cineasta Tata Amaral (“Hoje”) e da idealizadora do projeto, a diretora e atriz Eliana Fonseca (“Coisa de Mulher”). Mais informações no site oficial.