Jeremy Renner vai estrelar e produzir série medieval sobre os Cavaleiros Templários

O canal pago History anunciou a produção de sua segunda série de ficção, “Knightfall”, produzida pelo ator Jeremy Renner (“Os Vingadores”). A atração vai se passar na Idade Média e acompanhará a […]

O canal pago History anunciou a produção de sua segunda série de ficção, “Knightfall”, produzida pelo ator Jeremy Renner (“Os Vingadores”).

A atração vai se passar na Idade Média e acompanhará a perseguição aos Cavaleiros Templários, que começou na sexta-feira 13 de 1307, razão pela qual a data tem sido lembrada, mais de 700 anos depois, como amaldiçoada.

A ordem dos Templários foi formada por cavaleiros das Cruzadas, com o propósito original de libertar a Terra Santa e, após a conquista de Jerusalém, proteger os cristãos que faziam peregrinação ao local. Ficaram conhecidos como Templários em decorrência do local se estabeleceram (o monte do Templo em Jerusalém, onde existira o Templo de Salomão, e onde se ergue a atual Mesquita de Al-Aqsa). O fervor religioso os tornou poderosíssimos, aumentando seus integrantes e riquezas, por meio de doações de terras e financiamento de suas campanhas. Mas isto causou dívidas e medo entre os países da Europa. Por isso, aproveitando-se de rumores acerca de suas atividades secretas, envolvendo supostas relíquias descobertas na Terra Santa, como o Santo Graal e a Arca da Aliança, o rei Filipe IV de França passou a pressionar o papa Clemente V a tomar medidas contra eles. Em 1307, a França passou a perseguir e executar os Templários, apossando-se de suas propriedades, até que, em 1312, o papa Clemente dissolveu a Ordem. De uma hora para outras, todos os templários desapareceram, junto com seus diversos segredos, dando origem a especulações e lendas, que perduram até os dias atuais.

Desenvolvida desde março de 2015 pelo astro das franquias “Vingadores” e “Missão Impossível”, em parceria com o produtor Don Handfield (do thriller “O Mensageiro”, estrelado por Renner) e o roteirista Richard Rayner (“Absolutamente Los Angeles”), a produção foi mantida em absoluto sigilo e terá 10 episódios em sua 1ª temporada, que deve estrear no fim do ano, juntando-se à bem-sucedida “Vikings” na programação do canal.

“Estamos entusiasmados com a parceria com Jeremy Renner para contar a história intrigante da Ordem dos Templários, que foi envolta em mistério até agora”, disse o presidente do History Channel Paul Buccieri. “O conteúdo premium continua a ser uma parte crescente da programação do History, sempre a serviço de produções de qualidade, baseadas em fatos históricos, e ‘Knightfall’ é um lançamento sob medida para a nossa marca.”

Além de produzir, Renner fará participações como ator convidado, mas não assumirá o protagonismo da série, devido a seus vários compromissos cinematográficos. Ele será visto a seguir no filme “Capitão América: Guerra Civil”, que estreia no dia 28 de abril no Brasil.