Médico diz que Tônia Carrero não anda nem fala há sete anos

A icônica atriz Tônia Carrero não fala há sete anos, mesmo período em que também perdeu os movimentos das mãos e das pernas. A informação foi revelada nesta terça (29/12) por seu […]

A icônica atriz Tônia Carrero não fala há sete anos, mesmo período em que também perdeu os movimentos das mãos e das pernas. A informação foi revelada nesta terça (29/12) por seu médico, o neurocirurgião José Ricardo Pinto, que operou Tônia por duas vezes, em 2000 e em 2008.

Em entrevista ao jornal Extra, o médico revelou que a atriz, atualmente com 93 anos, foi diagnosticada em 2000 com uma doença chamada de hidrocefalia oculta, e, desde então, vive reclusa em sua casa, na Zona Sul do Rio, sob os cuidados e o carinho dos familiares.

A última participação profissional de Tônia Carrero aconteceu no ano de 2004, quando ela apareceu na novela “Senhora do Destino”, exibida no horário das 21 horas na rede Globo. Por isso, chamou atenção sua reaparição pública nesta semana, por meio de uma foto postada no Facebook por seus familiares. A imagem do Natal em família tornou-se marcante por revelar seu estado de saúde.

Em outra entrevista ao jornal Extra, o filho Cécil Thiré confirmou a doença e que, por conta disso, ela “já não se comunica mais nem consegue andar normalmente”. Sobrinho de Tônia, o ator e diretor Leonardo Thierry ainda contou ao jornal carioca que, apesar de seu quadro de saúde, ela está 100% lúcida, bem humorada e costuma passar a noite vendo TV.

O médico confirmou que a atriz nunca teve Alzheimer, que é uma doença que causa a perda da memória em quem a possui. Ele também afirmou que alguns pacientes conseguem se recuperar da hidrocefalia oculta, mas isso não foi possível com Tônia por ela já ter mais de 90 anos de idade.