FBI identifica executivo de Hollywood como origem do vazamento de Os 8 Odiados

A investigação do FBI já identificou a fonte do vazamento do filme “Os 8 Odiados”, que foi disponibilizado em sites piratas antes de sua estreia nos cinemas. Segundo apurou o Hollywood Reporter, […]

A investigação do FBI já identificou a fonte do vazamento do filme “Os 8 Odiados”, que foi disponibilizado em sites piratas antes de sua estreia nos cinemas. Segundo apurou o Hollywood Reporter, o “screener” copiado (DVD enviado para os eleitores dos prêmios da indústria) pertencia a Andrew Kosove, CEO da produtora Alcon Entertainment, que foi indicado ao Oscar 2010 com o filme “Um Sonho Possível”.

Kosove é um importante executivo da indústria do entretenimento, que vota em premiações como o Oscar e o PGA Awards (do Sindicato dos Produtores). Por isso, uma cópia de “Os 8 Odiados” foi enviada antecipadamente para que ele avaliasse e pudesse votar no longa entre os melhores do ano.

A investigação identificou a marca d’água (que diferencia o destinatário do screener) das cópias piratas como sendo a do DVD de Kosove, e encontrou o protocolo de recebimento da cópia, assinado por um auxiliar de seu escritório. Mas ele alega que nunca recebeu o DVD do filme.

“Eu nunca vi este DVD, minhas mãos nunca tocaram nele”, disse o executivo em comunicado, garantindo ser o mais interessado em encontrar a fonte do vazamento. “Nós vamos fazer mais do que cooperar com o FBI. Nós vamos conduzir nossa própria investigação para descobrir o que aconteceu”.

No momento, a polícia trabalha com a hipótese de um funcionário ter desviado o DVD, mas também considera importante o fato de Kosove ser produtor do remake “Caçadores de Emoção: Além do Limite”, que estreia nos EUA no mesmo dia de “Os Oito Odiados”.

Estima-se que, só no primeiro dia após o vazamento, o novo western de Tarantino tenha sido baixado entre 200 mil e 600 mil vezes, e cópias piratas já podem ser encontradas à venda em camelôs de países tão diferentes quanto a China e o Brasil. Isto inevitavelmente terá repercussão na bilheteria do filme, que tem estreia marcada para sexta (25/12) nos EUA e 7 de janeiro no Brasil.

Além de “Os Oito Odiados”, diversos outros filmes vazaram na internet nos últimos dias, a maioria proveniente do mesmo grupo de hackers, Hive-CM8. Ainda não se sabe se outros screeners de Kosove também serviram de base para essas cópias piratas.

A proliferação de serviços de compartilhamento de arquivos faz com que cada vez mais screeners vazem em Hollywood, a ponto de a Associação Americana de Filmes (MPA, na sigla em inglês) ter proibido os estúdios de enviarem cópias em DVD de filmes inéditos, durante a temporada de premiações. Mas isto foi em 2003. Como alguns estúdios quiseram tirar vantagem dessa política, enviando screeners assim mesmo, a determinação acabou sendo ignorada por todos.

Os vazamentos chegaram a tal ponto que, em 2004, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood decidiu expulsar o ator de “O Poderoso Chefão” Carmine Caridi, então com 70 anos, depois de ele admitir que mandou seus screeners para um amigo assistir em Chicago. Os filmes acabaram pirateados e rastreados de volta para Caridi. Seu amigo foi preso por violação de direitos autorais.