American Film Institute elege os 10 melhores filmes e as 10 melhores séries de 2015

O American Film Institute anunciou a sua lista anual com as melhores produções que se destacaram no cinema e na televisão na América do Norte em 2015. Geralmente, a lista com os […]

O American Film Institute anunciou a sua lista anual com as melhores produções que se destacaram no cinema e na televisão na América do Norte em 2015. Geralmente, a lista com os 10 melhores filmes antecipa de forma muito próxima a seleção da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas na disputa do Oscar.

Este ano, a relação privilegia mais blockbusters que o usual, apontando uma evolução na qualidade das produções comerciais dos grandes estúdios de Hollywood. No que pode ser considerado um dos melhores anos para a ficção científica já registrados pelo instituto, três filmes do gênero integraram a seleção, inclusive o recentíssimo “Star Wars: O Despertar da Força”. Em contrapartida, apenas três filmes listados podem ser classificados como indies, “Carol”, premiado no Festival de Cannes, “O Quarto de Jack”, vencedor do Festival de Toronto, e “Spotlight – Segredos Revalados”, favorito das premiações da crítica americana.

Entre as séries, as novidades em relação ao ano passado vão além das inclusões da comédia “Master of None” e dos dramas “Better Call Saul”, “Mr. Robot”, “Empire” e “UnReal”. A relação também traz de volta “Homeland”, após dois anos de ausência, comprovando a revitalização do programa.

O instituto também concedeu um AFI Award especial para “Mad Men”, “pela sua contribuição para o legado da cultura americana”. A série frequentou a lista do instituto ao longo de sete anos. Mais do que qualquer outro programa de televisão.

Confira abaixo as listas completas:

[symple_column size=”one-half” position=”first” fade_in=”false”]

Os 10 melhores filmes de 2015

Carol
Divertida Mente
A Grande Aposta
Mad Max: Estrada da Fúria
Perdido em Marte
Ponte dos Espiões
O Quarto de Jack
Spotlight – Segredos Revelados
Star Wars – O Despertar da Força
Straight Outta Compton – A História do N.W.A.

[/symple_column]

[symple_column size=”one-half” position=”last” fade_in=”false”]

As 10 melhores séries de 2015

The Americans
Better Call Saul
Black-ish
Empire
Fargo
Game of Thrones
Homeland
Master of None
Mr. Robot
UnReal

PRÊMIO ESPECIAL AFI

Mad Men

[/symple_column]